quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

DIA DO ÍNDIO

O meu resultado foi:
indígena
Índio com orgulho!

Você tem muito da cultura indígena nos seus hábitos cotidianos
A cultura indígena está muito presente nos seus hábitos cotidianos. Esse resultado é individual, mas pode dizer muito sobre a sua família, aquela que passou a você os valores culturais e sentimentais refletidos neste teste. "Devemos perceber que grande parte da população brasileira carrega o sangue indígena em sua formação familiar", diz Andrea Sales, pedagoga e pesquisadora-colaboradora do núcleo de pesquisas Proíndio da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro).
A fala mostra que - como não poderia deixar de ser, considerando a história do país - convivemos diariamente com as influências indígenas: lembrando das brincadeiras da infância, da base da alimentação brasileira ou do respeito e obediência aos mais velhos o reconhecimento de que a diversidade cultural do país tem a contribuição indígena deve ser sempre valorizado. "Os povos indígenas se utilizaram e ainda se utilizam da oralidade para que todos os seus saberes nos fossem passados. Mais do que valorizar, devemos também reconhecer que nosso cotidiano está permeado por essa sabedoria", completa Andrea.
 Educadores consideram importante a valorização da diversidade cultural no Brasil, onde os indígenas correspondem a aproximadamente 0,5% da população
Se você ainda acha que o Brasil foi descoberto em 1500, precisa rever seus conceitos. A história e a cultura deste pedaço de terra à leste de Tordesilhas começou bem antes da chegada das naus portuguesas. E é esta consciência de que o Brasil é anterior a Pedro Álvares Cabral que a escola precisa discutir. É o que prevê a lei 11 645 , que obriga o estudo da história e cultura indígenas em todas as escolas nacionais de Ensino Fundamental e Médio, desde 2008.
A lei 11.645 acrescentou a obrigatoriedade do ensino da cultura e história indígena à lei 10.639, de 2003, responsável por inserir a história afro-brasileira e africana nos currículos escolares. A intenção é fazer com que as questões indígenas e afro-brasileiras sejam abordadas em disciplinas como Educação Artística, Literatura e, claro, História do Brasil.
Sabendo da existência e da importância da lei 11.645, vale ficar de olho no que as instituições de ensino estão fazendo para cumpri-la.

Nenhum comentário: