quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

LIVRO: Tudo em Cores - Valéria Belém

Aqui vai mais uma dica para trabalhar literatura com seus alunos. Este livro oferece um trabalho muito rico desde os conteúdos didáticos em sala de aula, até valores. Espero que gostem. Tudo em cores e outras poesias

Autores: Valéria Belém
Ilustrações: Adriana Mendonça
Coleção: Poesia
ISBN: 850400838X
Código: AL-00838
Formato: 20 x 20 cm
Páginas: 48
Catálogo: Literatura Infantil

O livro traz cinco poesias, uma brincadeira de compor de fácil entendimento para as crianças a partir do 2º ano. Suas ilustrações são bem coloridas, o que gera um desejo em folhear o livro e descobrir do que se trata.
O professor pode trabalhar todo o livro, ou cada poesia separadamente. Aqui vão algumas dicas para trabalhar este livro em sala de aula.
Antes de mais nada o trabalho com poesia é o desenvolvimento da sensibilidade auditiva, estimula-se o desenvolvimento da concentração e o imaginário das crianças. Por isso é sempre importante ter um ambiente estimulador, onde a sala deverá estar organizada para os sentidos serem estimulados.
Estimule os alunos a lerem os poemas presentes ao longo do livro, consultando um dicionário para verem o significado das palavras desconhecidas por eles. Depois deverão escolher a poesia que mais lhe agradou, explicando o motivo.
Agrupe os alunos de acordo com os poemas escolhidos e peça-lhes para que reescrevam o poema em uma folha de papel. (Com isso, estará praticando a escrita, de forma prazerosa) e que ilustrem a seu gosto, diferente da ilustração presente no livro. Faça um mural com a releitura das ilustrações dos poemas.
Em um segundo momento, releia com os alunos cada poesia e peça para que eles copiem as palavras que rimam na primeira poesia. Explicando o que é rima - palavras que possuem o final com o mesmo som. A seguir, peça para que acrescentem em cada rima mais duas palavras que rima com estas da poesia e que façam uma frase que termine com as palavras do poema e que eles acrescentaram.

1ª POESIA: TUDO EM CORES
Amarelo - Marcelo / papel - céu / rosa - prosa / menina - pequenina / atrevida - vida

Após construírem as frases deverão organizá-las em estrofes que misturam as frases de cada grupo de rima - É muito importante o professor explicar para os alunos o que é estrofe - Estrofe é definida, na poesia moderna, como cada uma das seções que constituem um poema, ou seja cada agrupamento de versos, rimados ou não, com unidade de conteúdo e de ritmo.
Assim ao final do trabalho, cada aluno deverá ter construído a sua própria poesia. Para ficar um trabalho ainda mais rico. Cada aluno poderá reescrever em uma folha decorada e o professor expor na sala como um varal de poesias.
Como atividade de enriquecimento, pode-se montar uma caixinha de poesias trazidas pelos alunos. E ao final de cada dia da semana, o professor pode sortear um aluno para retirar uma poesia e a declamar para os colegas.

2ª POESIA: PANELINHA
Nessa poesia há uma sonoridade especial, pois ao final de cada estrofe há uma repetição. Assim vale a seguinte explicação: Quando um verso se repete no início de todas as estrofes de um poema, é designado de antecanto. Se essa repetição ocorrer no final, é designado por bordão. Ao conjunto de versos repetidos no decorrer do poema chama-se estribilho ou refrão.
Então, para facilitar o entendimento das crianças, chamaremos de refrão a parte da poesia que se repete. Fica muito legal o professor ler a poesia e o refrão todos os alunos lerem juntos.
- Como enriquecimento desta atividade, acrescentar o estudo do poema TREM DE FERRO DE MANUEL BANDEIRA:
Trabalhe com o texto:
a) Peça para os alunos lerem o começo do poema prestando atenção no som dos versos:
Café com pão/Café com pão / café com pão/Virge Maria que foi isso maquinista.
O que o som desses versos imita?
b) Observe o tamanho dos versos desse poema. A maioria deles são curtos ou compridos (curtos)
c) Que impressão o ritmo da leitura do poema dá ao leitor sobre a velocidade do trem? (Que está andando rápido)
d) Releia atentando para o som e o ritmo dos versos:
foge, bicho / foge, povo / passa ponte / passa poste / passa pasto / passa boi / passa boiada / passa galho / da ingazeira
Há várias repetições nesse trecho. Que palavras se repetem? Há também sons repetidos. O som de quais letras mais se repetem?
e) Quando lemos esses nove versos, imaginamos que o trem:
(    ) está andando bem devagar e que os passageiros podem apreciar a paisagem.
(  x ) anda rápido, e os passageiros apenas veem a paisagem sendo cortada. 


Voltando ao livro, pode-se utilizar esta poesia para o trabalho com alimentação. Alimentos saudáveis, frutas, verduras, etc.
Assim como pode ser o ponto de partida para a revisão das números naturais e adição até 10.


3ª POESIA: PERIGA AMAR
 Esta poesia é ótima para trabalhar valores. Aceitação do outro como ele é.
O professor pode pedir para os alunos encenarem a poesia.

4ª POESIA - A GRANDE CONVEÇÃO
Esta poesia fala da reunião de alguns personagens do folclore brasileiro. Como ilustração e atividade para a aula de artes, é a confeccção de dobraduras pelos alunos destes personagens.
Também pode-se pedir uma pesquisa sobre as lendas e marcar uma data específica para os alunos fazerem a apresentação das pesquisas.

5ª POESIA: FUXICO
Esta poesia além do trabalho com rimas, versos e estrofes, dá para trabalhar com família.
O professor pede para os alunos citarem os membros de uma família descritos ao longo do poema. Pede para que cada um faça um desenho de sua família.


Pode ilustrar com a música Família dos Titãs, passe o vídeo a seguir para os alunos verem: 
Pode também trabalhar com outros gêneros musicais, como o cantor Regis Danese.
Montagem de um mural com fotos da família de cada aluno. Trabalhar com os alunos os diferentes tipos de família e a sua importância para a sociedade.

Outra atividade a ser trabalhada com esta poesia é sobre o fuxico no sentido de fofoca. Uma brincadeira muito boa é o telefone sem fio e outra é a dinâmica a seguir:

O JOGO DO DADO
1- O professor, ao iniciar o jogo, apresenta um dado ou uma caixa com quatro lados, explicando que cada lado equivale a um número. Assim teremos então o lado 1, o lado 2, o lado 3 e o lado 4, devendo escrever os números para facilitar o visual.
2- Fica ainda acertado que, ao lançar o dado ou a caixa, todas as vezes que estiver por cima o número <<1>>, todos devem rir; O número <<2>>, todos dançar, o número <<3>>, todos cantar e o número <<4>>, todos ficar sérios.
3- Quem se enganar, sai do jogo, e no final os eliminados devem cumprir uma penitência. No final o professor deve comentar o propósito dessa dinâmica, que é mostrar, que quanto mais repetimos um determinado comportamento , mais fácil se torna , ter esse comportamento. Por isso devemos buscar sempre fazer coisas positivas, pois assim desenvolvemos o hábito, da ação correta.
 Esta dinâmica foi retirada do site: www.projetovaloreshumanos.com.br

image

Nenhum comentário: