terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

MINHA PRIMEIRA MINISTRAÇÃO - OBEDIÊNCIA

Minha primeira ministração foi para as Moças da Igreja Batista Ebenézer, dia 25 de janeiro de 2009, há exatos 3 anos atrás e o tema foi OBEDIÊNCIA.

A obediência (do latim obedire = obedecer) pode ser classificada como uma das virtudes e se define como um comportamento pelo qual um ser aceita as ordens dadas por outro.
O termo obediência, tal como a ação de obedecer, conduz da escuta atenta à ação, que pode ser puramente passiva ou exterior, ou pelo contrário, provocar uma profunda atitude interna de resposta.
Obedecer a requisitos e proibições realiza-se por meio de consequentes ações apropriadas ou omissões. Obedecer implica, em diversos graus, a subordinação da vontade a uma autoridade, o acatamento de uma instrução, o cumprimento de um pedido e a abstenção de algo que é proibido (Fonte: Wikipédia)
Neste sentido, Eva pecou não porque comeu o fruto, mas sim pela desobediência a Deus ao comer o fruto. Gênesis 3.1-8
Virtude é uma qualidade moral particular, uma disposição habitual para se fazer o bem e por isso é uma condição fundamental para servir a Deus e ser feliz e ser próspero e receber todas as bençãos que o Senhor tem reservado. Deuteronômio 11.13-16
Quanto temos um coração obediente o Senhor se agrada, pois estamos cumprindo o seu mandamento, estamos buscando a sua vontade e Ele por sua fidelidade nos abençoa.

Por que é tão difícil obedecer?
Porque quando obedecemos o nosso EU é deixado de lado, deixamos de ser egoístas e passamos a cumprir o desejo de Deus, a vontade do Pai e muitas vezes não entendemos que obedecer a Deus é o mais importante (Atos 5.29), porém precisamos estar com os nossos ouvidos atentos, pois a obediência é da escuta atenta à ação. Ex.: Abraão 

A vontade de agradar a Deus deve estar marcada em nosso coração e esta deve ser um prazer para nós. Salmos 40.08
É difícil obedecer porque muitas vezes queremos que Deus atente para a nossa vontade, e então desobedecemos e deixamos de receber a benção que já estava em nossas mãos.
Nossa vontade própria impede o agir de Deus. Em várias circunstâncias só vemos com nossos olhos carnais, precisamos clamar a Deus por olhos espirituais. Precisamos clamar a Deus por graça e sabedoria continuamente. Nossa vida cristão é um aprendizado contínuo.
É melhor ouvir um não de Deus e ser feliz, do que insistir no sim e viver uma vida de lamúrias, sofrimento e decepção.
Buscar primeiro o reino de Deus, não significa morrer para a vida social e viver só na igreja, mas ser a igreja do Senhor todos os dias, renunciar os prazeres da carne, que devido a nossa natureza pecaminosa é tão difícil. É buscar crescimento espiritual, ler a palavra, orar e fazendo isso, com certeza estaremos fazendo a vontade do Senhor. Ao fazer isso, as outras coisas serão resolvidas por Deus e com certeza, Ele tem a melhor saída, a melhor resposta e a melhor solução.
cartões para orkut VersículosQuando verdadeiramente entregamos tudo ao Senhor, sem qualquer reserva Ele nos preenche, vem as lutas, as provas e os desafios, mas somos confiantes a continuar porque Ele sempre nos diz: "Olhe somente para mim"; "Não é pela força do teu braço."; "Vai, siga, porque Eu sou contigo."
Todos que obedeceram a Deus foram fartos, herdeiros e abençoadas, porém todos que desobedeceram sofreram e quase morreram, como por exemplo, Jonas.
Ter um coração puro é ter um coração obediente a Deus e aos seus mandamentos - Provérbios 22.17, 18 e 19.
A desobediência traz consequências e opera a justiça de Deus.
Precisamos entender o tamanho do nosso Deus.

  • A obediência pode nos livrar de doenças - Êxodo 15.26
  • É a chave para uma vida de sucesso - Josué 1.8
  • Seremos avaliados por nossa obediência - Mateus 5.19
  • É um dos resultados de amar a Deus - João 14.15, 23
  • O Espírito Santo só será dado aos que obedecem a Deus - Atos 5.32
  • Jesus obedeceu ao Pai, dando-lhe exemplo de obediência - Hebreus 5.8-9
  • Devemos obedecer aos nossos pastores e líderes - Hebreus 13.17
  • Devemos obedecer as leis do nosso país - Romanos 13.1-2
  • Devemos obedecer aos nossos pais - Colossenses 3.20

Nenhum comentário: