domingo, 28 de abril de 2013

SALA DOS PROFESSORES

Iniciei esta semana uma nova consultoria, em uma escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental, aqui em Brasília. E pedi para começar com a sala dos professores. É sempre por este ambiente que inicio a consultoria, pois acredito que a valorização do professor passa por este ambiente - A SUA SALA .
Local onde irá trabalhar com o planejamento, pesquisar para criar aulas diferenciadas e estimulantes. Organizar este ambiente significa valorizar o profissional que ali trabalha.

A revista nova escola deu esta sugestão de sala, porém a maioria das escolas particulares por onde passo não dispõem de um espaço grande assim, mas nem por isso, vamos deixar este ambiente de qualquer jeito né.
Que legal seria, se todas as escolas tivessem um espaço para os professores parecido com esta:

1. A sala dos professores precisa ser limpa, para isso é importante ter lixeira, onde serão recolhidos os materiais desnecessário. Importante dizer que a educação atual passa pelo uso inteligente dos materiais - reaproveitamento e reciclagem. Assim usar só pedaço do EVA, da cartolina, ou de qualquer outro material e descartar o restante para o lixo, é desperdício. O que se deve é ter um local certo para depositar restos de materiais, pois poderão ser utilizados em lembrancinhas, murais, etc. Também vale lembrar que, não é porque temos uma pessoa responsável pelos serviços gerais que devemos deixar copos descartáveis espalhados pela mesa. Por uma conduta ética, todos devemos jogar no lixo o lixo que produzimos.

2. A sala de ser organizada, com lugares próprios para cada item que o professor precisa, tudo bem bonito, pois sala dos professores não é depósito. Colocar em caixas etiquetadas diminui e potencializa o trabalho docente. E deixa o ambiente alegre.







Podem ser reaproveitadas caixas de papelão, cobertas e devidamente etiquetadas.





3. A decoração da sala dos professores deve ter alguns itens básicos:
a - Mural com avisos e programação mensal e bimestral, para todos estarem atentos a tudo o que ocorrerá. abaixo algumas sugestões.



b - Mural dos aniversariante de todos que trabalham na escola.
















4. É bom que ela seja ventilada e decorada.

Ter sempre uma mensagem de incentivo ao trabalho docente. E fotos com eventos feitos pela equipe pedagógica ao longo do bimestre.





5. Por fim, a estante com os livros. Os livros deverão ser organizados por ano e disciplina. Retirar livros repetidos ou desatualizados. É importante que a estante não seja espaçosa e que tenha a identificação dos livros. Outro aspecto importante, é a altura das prateleiras, elas devem ser 2cm acima altura dos livros.


Estante feita com material reciclável. Grande ideia!!

É importante ressaltar que este espaço é de uso coletivo, daí todos serem responsáveis por sua organização e limpeza.
Assim, comecei a fazer minha pesquisa pesquisa sobre este espaço e tal foi a minha surpresa que com algumas adaptações, podemos fazer deste ambiente um lugar aconchegante. Então, ao meu desafio da semana!! 
Com certeza postarei as fotos aqui.

Nenhum comentário: